terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dia de Haloween é no Tartuga Comics

Pessoal essa postagem na verdade foi feita pela Yuuki-Chan, originalmente para o primeiro "Coisinhas de Otakus". E como essa postagem é muito legal, fez muito sucesso e é muito bem feita eu decidi (com autorização) trazer ela aqui pro Blog. Confiram só!



Eu passei horas fazendo isso e graças a minha internet que estava uma "merda' eu demorei mais ainda.
Pois bem como o Halloween é um dos meus feriados favoritos, irei falar um pouquinho sobre ele porque já que eu sou muito chata e sei que não sou a única que gosta, decidi falar um pouco a respeito.

Desde o primário sempre tinha uma festinha sobre o Halloween e eu nunca entendia nada -.- era bem divertido essa época, tirando ás vezes que eu deixava quase a escola toda doida porque eu não parava quieta e no fim acabava desmaiando (as tias só lembravam de mim por uma característica: "a menina que desmaiva". Hey! Isso daria uma boa fanfic ou creepypasta né?).
"Caham"! Voltando ao assunto, quando eu tava mais ou menos acho que na terceira série eu fui tirar a limpo o que realmente era o Halloween e que diabos era aquilo, pois bem as respostas que eu tive não serviam em nada, como essas:

[É! No primário meu cabelo era comprido pra caramba T3T]

Eu era do tipo que não sossegava até ter uma resposta que eu achasse certo e que se encaixasse com o que eu sabia (ou seja nessa época eu já era tipo o cão chupando manga u.u). Então com o tempo eu comecei a participar sempre destas benditas festinhas onde a gente decorava a escola toda de um jeito fantasmagórico e meio ... alegre (creio que foi a partir daí que surgiu minha fascinação por preto), e eu tinha uma mania de desenhar, recortar, pintar inúmeros "morceguitos" e caveirinhas feias "bagarai" XD
Então como eu já tinha PC nessa época fui pesquisando o que era o Halloween e descobri que ele é um feriado de origem americana ou inglesa, sei lá se é a mesma coisa.

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou Travessuras" (que estranhamente me faz lembrar da música "Cats" dos Kagamine), exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas (o que me deixou confusa tipo: ENTÃO POR QUE SE CHAMA DIA DAS BRUXAS CARAMBA?!). Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de "Samhain', celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão ("Samhain" significa literalmente "fim do verão").
Eu vi no Wikípédia que o Halloween tem duas origens que parece que com o decorrer do tempo foram se misturando. Elas são:

Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão dasIlhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a"Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Evee "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Porém eu acho que o feriado atualmente não segue quase nada do original, pois criancinhas saem fantasiadas pedindo doces de porta em porta torcendo pra não bater na porta do "PedoBear" (eu tenho que parar com essas coisas, isso é que dá postar quase uma hora da manhã XD). O Halloween na atualidade só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos (o que "Santos" tem a ver com Halloween?). Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces" (que para Otakus são cosplayer bizarros e pra mim são fantasias legais tirando algumas toscas e repetitivas U3U), muito possivelmente nascido na França (eu gosto da França ...) entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra (eu li sobre essa tal peste no livro "A insônia de um Vampiro") e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do continente (o que foi em vão pois o continente tá crescendo huahua -q), criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte (sabe-se lá porque U.U). Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos (o que me intriga muito, pra quê raios uma festa pra esses Fiéis Mortos? Bem eu não saquei muito isso) e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras (okay! Pense na pessoa que você mais odeia, com o rosto do "Smile Dog" vestido com uma roupa macabra segurando cabeças e membros, e usando assessórios semelhantes a ossos, dançando movimentos quase impossíveis. Acho que isso é o que eles querem dizer a respeito de danças macabras só que 10 vezes pior e mais perturbante huahuahua (Ai, ai eu quando fico com sono tenho ideias muito doidas XD).

Bem algumas coisitas que mudaram no tipo a celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo (o que é legal pra caramba, mas as vezes até eu ficava com medo quando minha prima me obrigava a assistir com ela -.- Resultado? O que sou hoje X3) e uma idéia errônea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã e blá blá blá. Mesmo assim Halloween ainda continua sendo muito lecal XD


Sabem aquelas abóboras onde as crianças e até adultos põem velas ou luzes dentro? Tipo essa que o Rikai tá segurando -------------------------------->
Então, vocês sabiam que aquele troço se chama "Jack-o'-lantern"(isso me lembrou do "Estranho mundo de Jack), em Portugal chama-se "Coca" e no Brasil existe um personagem de folclore chamado "Cuca" (X3Coca, Cuca, Coco huahua). Em Portugal, a Abóbora do Dia das Bruxas e é uma tradição ancestral (quem sabe os espiritos desses ancestrais não ficam nessas coisas XD
Nossa que texto que joh escrevi! Mas que se dane eu me diverti pakas escrevendo ele XD Quem leu ganhou uma coisa: o Conhecimento sobre o que é esse joça do Halloween \o/("Ah vá Yuuki!") Quem não leu ou nem prestou atenção também ganhou, digo perdeu: meus momentos non-senses (pra variar).

Bem a Yuu-chan como usou altas dorgas está com muito sono e já é tarde. Joh vou dormir ^^
Bye bye e fui ... ZZZZ ... ZZ ... ZZzz!

Visitem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário