quarta-feira, 27 de junho de 2012

Criando algo único, exclusivo, notável e carismático!

Pra quem acompanhou um dos últimos Nintendo Direct's (mini conferência da Nintendo revelando algumas de suas principais novidades para os fãs) exclusivos sobre o Wii U, devem ter vistos esse quadro acima do presidente global da empresa, o Satoru Iwata.


Na mini conferência realizada algumas semanas atrás, pouco tempo antes da E3 2012 Satoru Iwata apresentou ao mundo um pouco mais das características do que será o futuro console principal da empresa e algumas novidades muito legais envolvendo uma rede social (Miiverse), o menu principal (Mii Wara Wara), controles (U Pro Controller) e muitas, muitas outras coisas. 
Mas nessa postagem não vim falar necessariamente de games e sim refletir nos pensamentos de Satoru Iwata dizendo no começo do vídeo sobre o principal lema da empresa desde os tempos do velho e bom Yamauchi, o "Doku So".

Estava refletindo um pouco e cheguei a conclusão que o meu Blog e meus personagens tem muito haver com esse lema, Doku So em uma tradução ao pé da letra seria "criar algo único".
Quando iniciei com o Blog essa era a minha maior preocupação em todas as postagens: criar algo único, exclusivo, notável e carismático.
Algo único: teria que ser algo criado por mim, em todos os sentidos, receber influências é normal, mas eu queria ter certeza de ter algo que eu pudesse chamar de só meu;

Algo exclusivo: algo que não seria como tiras de memes, algo que só seria encontrado no meu Blog;

Algo notável: algo que chamasse a atenção, fosse diferente, mas igualmente divertido como as tiras de memes.

Algo carismático: algo que fosse além dos simples personagens de memes, apresentassem personalidade e inovação, algo que pudesse ser realmente comparado com a vida dos leitores;

Mas como criar algo com todas essas qualidades em um mundo onde já existe tudo?
Algo único? Algo exclusivo? Algo notável? Algo carismático?

Não sei se meus simples personagens são isso, mas luto para que todos os dias eles se tornem cada vez mais perfeitos quanto a esses atributos.

Não tenho só esses personagens como criação, tenho séries e projetos que gostaria muito de colocar no papel, mas é difícil no começo;
Constantemente sou chamado de criança e imaturo por causa das minhas brincadeiras e personagens "idiotas" como eles mesmo dizem, mas não há nenhum criador a lá Disney que não tenha passado por isso, não que eu esteja me comparando com o "Mestre dos Magos"!



Criar um personagem não é apenas fazer um rabisco no papel e dar um nome a ele, isso é uma questão de tempo e até de anos, a Mônica e até o Super Mario são muito diferentes do que eram antigamente, tanto fisicamente, quanto psicologicamente.



É preciso fazer mais que um simples esboço e sim imaginar o personagem já pronto com suas características formadas, seus irmãos, amigos, trabalho, lugar onde mora.



Até podemos criar um personagem de ultima hora para ser um coadjuvante, mas o principal deve ter a total atenção do autor, ser seu xodó.

Um personagem criado, deve ter os mesmos cuidados que um bichinho de estimação: tem que dar muito amor e se apaixonar pela sua própria criação (se você não gostar do que criou, quem vai gostar?), não pode deixar de lado, um personagem esquecido pelo seu ator é como se ele tivesse levado uma facada no peito.

Desenhe-o várias vezes até aprender todas os ângulos e detalhes que ele possui, não crie formas abstratas para que no futuro ele não se torne um problema, crie seus amigos, familiares e seu mundo, pois um personagem sozinho sem um mundo definido é como a folha que cai da arvore sem direção á tomar, apenas sendo levada pelo vento.

Não se intimide com as adversidades, se ele não agradou á um publico, tente outro, mostre-o para várias pessoas e o divulgue em todas as redes sociais possíveis.

Agora aqui vai uma dica de mestre: faça o que fizer coloque o seu personagem como destaque e ele nunca será esquecido!

Esse será seu personagem principal, mas que isso ele será um mascote!

Quando era criança nos desenhos da aula de Arte, independente do que a professora pedisse para desenhar lá estava o Tartuga!

Nas redações que a professora de Português pedia? Lá estava o Tartuga!
Nos cartazes e mapas de Geografia? Lá estava o Tartuga!
E nos rascunhos de matemática? É ... lá estava o Tartuga!

Faça de seu personagem o seu melhor amigo, assim como aconteceu comigo.
Faça ele criar vida na sua imaginação e pense nele como desenho animado, filme, quadrinhos, games (nunca se sabe o dia de amanhã, né?) e tudo quanto for uma forma de entretenimento.
Jamais ouse em deixar duvidas no leitor, faça seu personagem com uma característica amplamente definida.
O que ela gosta, o que ela fala, o que ela quer expressar, o que ela pensa, o que ela sente?

Nunca pense que não tem talento!
O talento se desenvolve com a gente, há pessoas que já nascem com ele, outras o desenvolve.
Não sabe desenhar? Não tem muita criatividade? Eu também não tenho!
Isso não é desculpa! Basta querer e querer é poder!

Pare de ler o Blog agora!
Isso mesmo! Pare de ler o Blog agora e pegue um lápis e papel e comece a desenhar o que pode ser seu futuro personagem, seu mascote, seu melhor amigo.
Venha entrar para esse mundo de fantasias você tambem, desenhe seu personagem (recem criado ou não) e mostre pra gente no e-mail: ev-hn@hotmail.com


E a semana de aniversário continua!
Amanhã com muitas outras novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário