segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Os maiores erros da Nintendo

Ontem eu me peguei olhando pro meu velho Super Nintendo (sim, eu tenho um Super Nintendo U.U) todo empoeirado, guardado em uma caixa no meu quarto e me lembrei do livro Nos Bastidores da Nintendo onde o jornalista Jeff Ryan começa a falar sobre os primeiros erros da famosa e adorada Big N. Se você acha que o Virtual Boy foi a primeira vez que a Nintendo pisou na bola, a história vai muito mais longe, quer dizer vamos ter que voltar muito mais atrás para poder entender as primeiras mancadas da Nintendo e o maior erro que custou a perda do reinado no começo da década de 2000 para a então novata Sony.

Vocês já devem saber que no inicio da década de 90 a Nintendo planejava junto com a Sony lançar um periférico de CD para o já lançado Super Nintendo. O aparelho usava cartuchos como mídia e nessa época o CD já estava começando a aparecer nos outros consoles, a se tornar bastante popular e muito mais barato. O grande problema da Nintendo era como lançar um novo console com CD agora se o Super Nintendo já foi lançado e consagrado no mercado? Resolveram correr para a maior empresa de tecnologia do mundo (carece de fontes), a famosa Sony. Depois de umas enrolações, papos de executivos, assina aqui, assina lá o periférico começou a ser produzido pela Sony com o nome de Play Station.

Aí passou um tempo e no final das contas a porra num deu certo com a Sony, a empresa do Kratos queria ter direito em todos os jogos que fossem lançado para o periférico. Coisa que é injusta né, meu povo? A Nintendo como não é boba, coçou a cabeça, pensou um pouquinho, mostrou o dedo do meio e falou "vai tomar naquele lugar seus viados de olhos rasgados". Ò__Ó Depois disso tudo a empresa do Super Mario foi procurar ajuda com a holandesa Philips, que só prestou pra fuder a história do Mario e do Zelda lançando alguns dos piores jogos de todos os tempos. O periférico se chamaria CD-i e como era de se esperar não deu certo e a Philips lançou sozinha essa merda do caramba.

Mas como eu sempre digo "tome cuidado com os erros que você comete no passado, pois existem alguns que podem voltar das sombras pra te atormentar" (eu nunca disse isso). A Nintendo deixou um rastro de merda pra trás quando achou que aqueles japoneses da Sony sedentos por vingança iriam deixar barato o que ela fez, afinal o periférico Play Station já estava praticamente pronto e como todo mundo sabe a produção desse tipo de coisa envolve dinheiro, muito dinheiro. Eu imagino que aqueles japoneses da Sony quando estavam finalizando, o que agora era um videogame colocaram a foto do Mario na parede e começaram a jogar aqueles dardos dizendo "ah, seu encanador desgraçado, tu vai descer pelo cano". Parando com as ironias e brincadeiras, a Sony realmente levou a sério e começou a trabalhar a todo o vapor com o agora rebatizado PlayStation, não preciso nem dizer que a Nintendo até que tentou na justiça barrar o novo amiguinho, mas a Sony estava com a sorte ao seu lado. Lançar um videogame de CD com gráficos 3D e com o auxílio das outras empresas era visível o sucesso do aparelho.

Diferente do CD-i da Philips, o PSone chegou no mercado em todo o mundo em 1995 e começou a vender, vender, vender  mais do que água mineral no deserto do Saara. A merda além de ter jogos fodões dava pra ouvir CD de músicas, coisa era tudo na época. O console só pecou quando veio com um controle direcional (aquele de cruz), mas tarde foi corrigido com o famoso Dual Shock.

A Nintendo entrou em desespero e é aí que podemos analisar o seu primeiro grande erro, o desespero e a pressa em ultrapassar a Sony fez com que fosse lançado no mercado um produto ainda em fase de testes e não 100% pronto, esse era o Virtual Boy: o videogame portátil 3D que causava dor de cabeça. A merda não para por aí, o N64 lançado as pressas em 1996 para destruir o PSone foi um fracasso comercial, apesar de trazer alguns clássicos para o mundo gamer, a ideia de continuar com o cartucho ao invés do CD fez com que a empresa perdesse suas parceira e o pior sua clientela. Todos estavam migrando para a Sony com o seu lindo PSone. Crash, Resident Evil, Gran Turismo, Tomb Raider, Final Fantasy são só alguns exemplos do que a Sony tinha que a Nintendo não tinha. Quem tinha um N64 na década de 90 era louco ou muto fã da Nintendo.

Se o N64 foi um tropeço, o Game Cube foi a queda. O mesmo erro feito de uma forma diferente, depois de até tentar introduzir um periférico de CD (de novo?) no N64, a Nintendo logo partiu para a próxima geração, afinal o deus do universo gamer conhecido como PS2 estava pronto a ser lançado. O Game Cube cometeu o mesmo erro que o N64 trazendo uma mídia não favorável para jogos, desperdiçando quase toda a potência que o Game Cube tinha. Enquanto isso a Sony ria da Nintendo e cagava dinheiro no banheiro, afinal o PS2 mais do que um simples videogame foi o mestre em vendas e popularidade em todo o mundo. A palavra "Nintendo" infelizmente não significava mais videogame como no final da década de 80 e no inicio da década de 90. T-T
Vamos imaginar como seria se a parceria entre a Sony e a Nintendo realmente tivesse dado certo. Será que teríamos Kratos no Smash Bros.? Veríamos Link enfrentando Nathan Drake? SackBoy no Mario Kart? Seria uma verdadeira utopia, duas empresas queridas trabalhando junto oferecendo em um único videogame a diversão e a tecnologia que só a Nintendo e a Sony pode oferecer. Pensar em um Super Playstation é algo bem complexo, uma mistura ideal de casual com hardcore seria visível nesse console dos sonhos. Mas vamos ser sincero, né meu povo? Tudo o que a Nintendo fez durante esses anos foi se proteger de alguma forma da malvada pirataria. Ela sabia que poderia lançar o N64 com os famosos CD's, mas não optou por isso pela fácil reprodução que a mídia tinha, além de ter que pagar alguma graninha pra Sony, pois ela foi a criadora da mídia.

Bem que no livro, o Jeff Ryan fala o que foi o medo da Nintendo virou o arroz com feijão da Sony, a popularidade da dona do PSone só existe por causa de uma palavra: pirataria (me desculpem os Sonystas aqui do Blog). Essa é a verdade nua e crua, o PSone e o PS2 só fez sucesso e se tornou popular devido a imensa pirataria que existiu e existe nesses consoles, a prova é que podemos ver que o PS3 não fez o mesmo sucesso por não ser tão facilmente destravado como seus antecessores. Mas ele vendeu 50 milhões de unidades? Resultado do sucesso e da base de fãs criada pelos seus irmãos mais velhos (PSone e PS2). Não estou defendendo a Nintendo, gosto muito da Sony, tive um PSone, um PS2, agora um PSP e quero muito o PSVita, mas a verdade é essa meu povo. Como a Sony sairia sem a pirataria? Será que seria a mesma coisa?

4 comentários:

  1. Bela matéria Helder!Sempre imaginei a Sony e a Nintendo juntas tipo a Sony tem o Hardower(acho que escrevi errado :P)e a Nintendo tem a diversão!Assim fariam grandes consoles!Mas agora com o WiiU já deu para ver que a Nintendo tbm tem tecnologia... e já agora feliz ano novo a todos!

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  2. vlw!
    pois é andre seria um console épico

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  3. Sony + Nintendo = Money Otimo seu blog

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