Em Setembro de 1986, chegava as bancas e livrarias dos EUA uma obra prima com o Roteiro de Alan Moore e as Ilustrações de Dave Gibbons, e que eu tive a oportunidade de ler a primeira publicação no Brasil, emprestada de um gentil Professor de Historia, e que viria a mudar O Meu Amado Universo dos Quadrinhos para sempre: Watchmen.
Watchmen introduziu abordagens e linguagens antes só vistas nos Quadrinhos chamados "Alternativos", pois além de lidar com uma temática mais madura e menos superficial, como as Revistas mais vendidas na época nos EUA. O sucesso da crítica e do público ajudou a popularizar o formato conhecido como "Graphic Novel" , que era tão pouco explorado no mercado. A série recebeu vários Prêmios Kirby e Eisner, além da honraria premiação especial no Prêmio Hugo, voltado a literatura. Watchmen também é a única Historia Em Quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleito pela Times desde 1923.
A trama de Watchmen é situada em 1985 de uma América aonde os Heróis Mascarados existem. Os EUA estão passando por um momento delicado no contexto da Guerra Fria, e em via de declarar uma Guerra Nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de Heróis do passado e do presente e os eventos que circundam a misteriosa morte de Edward Blake, o Comediante, um desses Heróis. Watchmen retrata os Heróis como indivíduos normais e humanos, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, procurando evitar a clássica historia dos Heróis com Super-Poderes.
Frase recorrente na série: "Who Watches The Watchmen?" Em uma tradução "Quem Vigia Os Vigilantes?" |
Os principais personagens da série são:
-Rorschach (Walter Kovacs), um sociopata enigmático e pessimista, que se recusou a aceitar a Lei Kenee (Lei que proíbia os Mascarados, com a excessão do Comediante, Ozymandias e Dr. Manhattan) é ele quem move o enredo e todos os personagens desde o começo da saga, ao perceber que a um complô em movimento, baseado no personagem Questão.
-Coruja II (Dan Dreiberg), rico, solitário e retraído. Já foi parceiro do Rorschach antes da Lei Kenee, baseado no Segundo Besouro Azul, com elementos do Batman.
-Dr. Manhattan (Jonathan Osterman) um Homem-Deus (Considerado o personagem mais poderoso da Ficção, não, seu personagem de anime que parece emo, tem sentimentos e chora não pode derrotá-lo, nem aquele tal de Goku, ou sei-lá o que), que vê a vida apenas como um fenômeno cósmico, é o único Herói com Super-Poderes, Onipotente, Onipresente e Onisciente, vai perdendo ao pouco sua Humanidade e acaba se exilando em Marte e logo depois indo explorar o Universo. Baseado no Capitão Átomo.
-Ozymandias (Adrian Veidt), considerado o Homem Mais Inteligente Do Mundo, um bilionário excêntrico (a "excentricidade" não tem nada a ver com a do Tony Stark, o Stark é um p#ta de um alcoólatra que merece uma surra de Odin que o deixe quebrado por um ano), sua inteligência é tamanha que o transforma em um exímio atleta e lutador, sendo capaz de desviar de balas pois calcula a trajetória da bala na hora do disparo. Baseado no Thunderbolt.
-Espectral II (Laurie Juspeczyk), é uma mulher forçada a viver na sombra da mãe, a primeira Espectral, que foi a primeira Vigilante a conseguir lucro em cima do combate ao crime. Ex-Mulher do Dr. Manhattan, e mantém com ele uma certa cumplicidade. Baseada na Sombra da Noite, com elementos de Lady Fantasma e Canário Negro.
A Série ganhou uma adaptação para o cinema em 2009, começado a ser filmado em setembro de 2007 e lançado em 6 de março de 2009. Na minha sincera opinião, um dos melhores filmes baseados em Quadrinhos, com uma semelhança a Historia Original de 95%, algo muito raro de se ver em adaptações dos Quadrinhos ao Cinema.
A série teve um jogo, Watchmen The End Is Nigh, que eu não posso dizer muito, já que não o joguei ainda, mas foi lançado 2009 em duas partes, em download (primeira parte em 4 de março de 2009 e a segunda parte em 30 de julho de 2009) e em disco em 21 e 24 de julho de 2009.
Em 2012 foi lançado a série Before Watchmen, que é uma Série de Historias em Quadrinhos que serve como uma "prequel" da série limitada, e foi lançada em 7 partes. A Panini tem planos para trazer a série para o Brasil em 2012.
Em minha sincera opinião, a melhor Série em Quadrinhos que eu já li, com o melhor Filme baseado em HQs que já vi, e um jogo que pretendo jogar. Fico por aqui, Londres Triunfa!... Opa, isso é V De Vingança... Tenham uma boa noite.
Eu já assisti esse filme muito bacana,vou ler o quadrinho.
ResponderExcluirradical cara
ResponderExcluirmas cê esqueceu de chamar o dono do blog de frutinha
kkkkkkkkkkkkkkkkkk -q
Eu vi o filme, achei cansativo. É que não é meu estilo de filme, tbm não curti os quadrinhos.
ResponderExcluirMas curti o post! (y)
http://diulia.deviantart.com/art/Fanart-for-Helder-352857468?ga_submit_new=10%253A1360207062 =3
ResponderExcluirnunca vi naum mas parece legal *u*
ResponderExcluirNunca vi Watchmen mas fiz o download recentemente e vou assistir.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, adorei o conteúdo, muito bom.
A propósito aceito parceria sim, já corrigi os banners do meu blog que tava dando erro e também já adicionei o seu, curti sua página e estou seguindo o blog já ^ ^
Valeu Helder e até mais!
o/