sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sombras de Goya - Um filme surpreendente e intenso

Sinopse: a ação se passa na Espanha, entre 1792 e 1809, durante a Inquisição Espanhola e as Guerras NapoleônicasFrancisco Goya é um renomado pintor, que fica conhecido pela forma com que pinta as pessoas e as situações. A jovem e bela Inês Bilbatua é filha de um dos seus abastados amigos e modelo de um quadro que fascina o maquiavélico Irmão Lorenzo, que é um padre membro da Inquisição. A partir daí começam as desgraças na vida da bela Inês. Fascinado por ela, Irmão Lorenzo a acusa de heresia e faz com que ela seja presa nos calabouços da inquisição, a fim de atender aos seus caprichos. E sabendo disso, Francisco Goya tenta ajudá-la, mas não consegue a tempo. Com a Revolução Francesa tudo muda, principalmente para Irmão Lorenzo, que se sente obrigado a fugir para não ser preso por causa de seus crimes. A Inquisição está no fim e agora ele tem que pagar o preço de sua insanidade. Via: Wikipédia

Sobre: posso afirmar com toda certeza que o filme "Sombras de Goya" é um filme realmente rico: rico de conteúdo, de cultura, de emoção e de drama. Sabe aquele filme que você começa a assistir e não quer parar mais? Aquele filme que não te enjoa e faz você ficar1 hora a mais, se for preciso para saber o final de uma história bem construída?

Assisti o filme na minha escola e confesso que fiquei surpreso com cada parte do filme por diversos motivos, um deles é que em vários momentos do filme acaba acontecendo uma reviravolta que muda todo o seu pensamento e reação. Tenho que confessar também que no começo, fiquei meio que com um pé atrás porque analisando "o livro pela capa", achei que fosse mais um documentário daqueles bem chatos sobre antiguidade e coisas assim. O começo até que é meio chatinho e não dá pra se te uma noção de quem são e quais são os objetivos dos personagens, mas ao decorrer do filme você começa a levar cada surpresa.

O filme conta com a presença de um tema antigo e bastante conhecido hoje em dia: o abuso de poder da igreja católica. Baseado em fatos verídicos com um clima sombrio e bastante tenso, o filme mostra o pintor Francisco Goya, considerado o "Shakespeare do Pincel" com sua musa inspiradora Inês Bilbatua trabalhando para a igreja e para a família real. Vamos lembrar que era Espanha, século XVIII. Okey? A jovem e bela moça foi vitima da Inquisição e das verdadeiras atrocidades que a Igreja Católica cometeu e até hoje comete, por negar comer carne de porco, a moça que servia de inspiração para os quadros do pintor, foi acusada de ser judia e posta a tortura e esquecida em um calabouço esperando um julgamento que nunca aconteceu. Como se não bastasse foi abusada pelo nojento Frei Lorenzo (padre que fazia  parte da Inquisição) para satisfazer suas necessidades e desejos mais íntimos.

Concluindo ...
Bom, como não gosto de ficar soltando spoilers vou se bem direto e reto na minha mini análise.
O destaque fica para a parte em que o frei Lorenzo é colocado contra a parede pelos pais de Inês. Afinal quando se fala a verdade, Deus dá força para a pessoa suportar até a mais terrível tortura né?. Outro parte do filme importante a se destacar é quando Inês sai do calabouço 15 anos depois pela perda de poder do clero. Grávida ela vai ao encontro do pintor Goya, que pelo passar dos anos ficou surdo. Agora os dois tem a difícil missão de encontrar a filha que Inês e Frei Lorenzo, agora um integrante da monarquia, tiveram no calabouço. É um filme que vale a pena assistir, mesmo para você que não gosta de filmes com temáticas antigas, com um certo ar de educativo e aquela coisa toda. Não apresenta muitos clichês e consegue guardar surpresas bem legais para o final.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário