Em um tempo em que o mundo se deliciava com o maravilhoso e violento "GTA: San Andreas" no PS2, eu com os meus 10 anos de idade vivia altas aventuras com o bom e velho Super Nintendo (alternativa para os pobres na época em que o PS2 era R$ 1.200) em um jogo mágico e realmente sensacional, seus gráficos eram de dar inveja á qualquer console 16 bits, suas musicas eram divertidas e impecáveis, os personagens era muito carismáticos e sua jogabilidade perfeitamente perfeita. Seu nome? Donkey Kong Country 2: Diddy Kong's Quest (Super Donkey Kong 2 no Japão) lançado em 5 de dezembro de 1995 para Super Nintendo sendo uma sequência direta de Donkey Kong Country / Land, lançado 1 ano antes.
Um pouco de história
Donkey Kong Country 2 foi feito para superar em todos os sentidos o primeiro da trilogia, me pergunte se ele conseguiu e eu vou te responder que sim, ele conseguiu superar em qualidade e inovação o primeiro e o terceiro que viria um ano depois intitulado de "Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble".
Apesar de sua qualidade e originalidade ser imensa, ele não conseguiu ultrapassar seu antecessor em vendas, mas mesmo assim deixou um importante legado, se tornando um jogo obrigatório para todos os fãs do gênero plataforma (Mario, Sonic, Kirby e etc.) e Nintendistas. O jogo foi produzido pela Rareware (a famosa ex-secondy party da Nintendo na década de 90, hoje da Microsoft, responsavel por grandes pérolas como "Viva Piñata", "Perfect Dark Zero" e "Banjo e Kazooie: Nutz e Bolts" todos exclusivos do X-Box 360) e usava uma tecnologia inovadora para a época, os gráficos eram pré-renderizados, mostrando um fundo na tela impressionante e detalhes realmente coloridos e mais realistas. Como o jogo era uma sequência ele se passava pouco tempo após o primeiro game sem ter muitas enrolações: Donkey foi sequestrado misteriosamente depois de ter derrotado K. Rool, agora o crocodilão quer obter todo o estoque de bananas da familia DK e agora basta a seu fiel parceiro Diddy e sua namorada Dixie correr atrás de K. Roll e resgatar o macacão em uma ilha totalmente sinistra chamada de Crocodile Isle.
Gráficos pra macaco nenhum botar defeito
Donkey Kong Country foi produzido por Tim Stamper e lançado em 1994 em um período turbulento na vida da Nintendo, a Sega estava começando a se mostrar uma rival de respeito, a tecnologia de CD - ROM estava surgindo no horizonte, um tal de 3D e poligonos estava começando a aparecer e era preciso a criação de algo inovador e que chamasse a atenção dos jogadores que estavam cansados de simples jogos plataformas 2D.
A Sega já se mostrava desesperada lançando um periférico atrás do outro e a Nintendo preparando seu Ultra 64 (que mais tarde viria a ser o conhecido N64), mas os jogadores não tinham paciência em esperar o novo console da Nintendo, eles queriam 3D, todo jogo lançado teria que ser em 3D, foi aí que a Rareware usando um chip super poderoso da Silicon Graphics chamado de SGI conseguiu criar uma obra de arte pré renderizada em 3D para o velho e cansado Super Nintendo. Misturar o gênero plataforma com o macaco mais famoso do mundo parecia a fórmula do sucesso ... e foi!
Donkey Kong Country se tornou um dos títulos mais vendido do SNES com mais de 8 milhões de cópias vendidas em todo mundo (fonte: Wikipédia), sendo mais tarde relançado para o Game Boy em 2000, Game Boy Advanced em 2003 e Virtual Console em 2006. então era mais que obrigatório uma continuação do clássico, Donkey Kong Country 2 alcançou a marca de 4 milhões em todo mundo, 2 no Japão e 2 nos EUA.
A trilha sonora de DKC 2 é digna de aplausos, produzida por Davi Wise, é considerada uma das melhores trilhas sonoras de games de todos os tempos. O segredo por trás das musicas é bem simples, há uma mistura de ritmos e efeitos naturais que se encaixarão perfeitamente em cada uma das mais de 40 fases nos 8 mundos disponíveis no game, como é emocionante explorar todos as fases do "Gloomy Gulch" com aquela musica sinistra e assustadora que embala a aventura, e as musicas quando os Diddy e Dixie entram em uma fase de água no navio, mais emocionante é a musica calma e tranquilizante em que se joga na fase do labirinto de espinhos.
O Legado da Banana
DKC 2 apresenta muitas inovações comparadas ao seu antecessor, apresenta 2 finais, mais membros da familia Kong, mais animais parceiros para a jornada, niveis de bônus, as moedas de bananas, as famosas moedas DK, as Kremcoins, chefões bem mais detalhados e o Lost World, transformando o jogo em algo mais viciante e desafiador, coletar todas as moedas DK e as Kremcoins não são tarefas fáceis para nenhum jogador, fazer os dois finais também não, esses pequenos detalhes transformam o jogo em algo mais interessante, agradando todos os tipos de jogadores, desde os mais casuais, até os mais experientes.
Me lembro que jogava DKC 2 por horas e horas, não parava pra fazer nada, nem ir ao banheiro eu conseguia, era um jogo realmente apaixonante e desafiador, a magia se misturava com a diversão e fazia com que esse jogo se tornasse mais que um jogo e sim uma memória da minha infância. DKC 2 é um jogo extremamente memorável e eterno, foi lançado há 18 anos atrás e continua na memória tanto dos mais velhos, quanto dos mais novos nintendistas e com certeza se você joga qualquer jogo de plataforma dessa geração, ele com certeza terá no minimo 2 influências desse grande clássico.
E para você leitor? Você concorda com o texto sobre o jogo?
Já teve o imenso prazer em jogar DKC 2?
O que achou? Existe um outro jogo que marcou a sua infância?
O melhor jogo da minha infância foi Crash Bandicoot 3
ResponderExcluirDa uma olhadinha la no TF Halder, um novo fan-art (Você já ta me devendo 2, muiahahahaha)
ResponderExcluirUm dos melhores jogos ja feito em todos os tempos, um jogo muito a frente de seu tempo (1995). E o que falar da trilha sonora desse jogo entao? simplismente sensacional, alguem um dia tera que fazer uma homenagem oficial a esse jogo que é uma obra prima dos games, INESQUECIVEL EM TODOS OS SENTIDOS E QUESITOS.
ResponderExcluirFoi um dos jogos mais marcantes da minha infância também. Esse jogo é disparado o melhor da trilogia Donkey Kong. A trilha sonora, na minha opinião, é a melhor da "história" dos games! Donkey Kong Country 2 é incomparável, inconfundível, espetacular.... enfim, poderia ficar aqui a semana toda para descrever tudo que este jogo difere dos demais. Saudades dos velhos tempos de Super Nintendo :'-(
ResponderExcluir